Os coordenadores do Sindiodonto iniciaram a reunião questionando a qualidade dos EPIs – máscaras N95 nas UAPS e ausência de selo do Inmetro.
A gestão municipal explicou que, por se tratar de uma compra internacional e de urgência, por via de licitação, os produtos não têm o selo do Inmetro, mas que a empresa comprovou as especificações necessárias para proteção respiratória da máscara e é um produto que está sendo distribuído para todos os serviços da rede municipal de saúde (postos de saúde, hospitais, SAMU, etc.). Não há falta de EPIs e a prefeitura se comprometeu a fazer uma divulgação das especificações do EPI apresentados pela empresa responsável pelo fornecimento.
Quanto ao protocolo de atendimento odontológico nas UAPS e CEO, o sindicato solicitou um posicionamento sobre a revisão desse procedimento em virtude da nova situação epidemiológica da pandemia no município. A gestão relata que está monitorando os casos de Síndrome Gripal (SG) semanalmente nas UAPS. A secretária de saúde, Dra Ana Estela, disse que tinha solicitado uma avaliação geral e que a área técnica da saúde bucal também irá fazer uma revisão. A pauta será aprofundada nesta sexta-feira (12).
Sobre a vacinação contra Covid-19 a gestão informou que todos os trabalhadores da linha de frente já tomaram a 1ª dose da vacina, incluindo os dentistas e auxiliares dos postos de saúde e CEOs. O foco da vacinação agora está nos idosos com mais de 75 anos e tão logo se tenha disponibilidade de mais doses será retomada a vacinação dos demais profissionais de saúde (setores público e privado).