Unindo e Fortalecendo a Odontologia no Ceará

O Sindiodonto Ceará representa, protege e apoia os(as) cirurgiões(ãs)-dentistas e acadêmicos(as) de Odontologia em todo o Estado.

Quem Somos

O Sindiodonto é a entidade representativa dos(as) cirurgiões(ãs)-dentistas do Estado do Ceará, dedicada à defesa dos direitos, à valorização profissional e ao fortalecimento da categoria. Nosso compromisso é lutar por uma Odontologia justa, respeitada e ética, garantindo melhores condições de trabalho e o devido reconhecimento da profissão na sociedade.

Atuação

Representação Legal:

Defesa dos interesses da classe junto aos poderes públicos e instituições.

Apoio Profissional:

Orientação jurídica, regulamentação e suporte aos associados(as).

Solidariedade Profissional:

Ações para fortalecer a união entre os profissionais.

Eventos e Capacitações:

Palestras, workshops e encontros para atualização profissional.

Por que se filiar ao Sindiodonto Ceará?

SINDIODONTO

Pela Valorização dos cirurgiões(as)-dentistas do Ceará

O SINDIODONTO representa os cirurgiões(as)-dentistas do Ceará. A categoria é responsável pela contribuição financeira e pelo fortalecimento do sindicato. 

Juntos, somos mais fortes. Ao se filiar, você fortalece a representatividade da nossa classe e usufrui de diversos benefícios exclusivos.

Anos de atuação
+ 0

O que dizem nossos associados(as)

Assessoria Jurídica

O Sindiodonto conta com o suporte de assessoria jurídica do escritório Ellery e Garcez Soluções Jurídicas. O time de advogados está à disposição de nossos filiados na defesa de seus direitos e prerrogativas de carreira.

Confira as últimas publicações

  • O Sindiodonto comunica que nesta segunda-feira, 22/06, oficiou os senadores cearenses Camilo Santana (PT) e Eduardo Girão (Partido Novo), que apresentaram recurso para que o PL 1365/2022, de atualização do piso salarial de cirurgiões-dentistas e médicos, seja votado no pleno do Senado antes de seguir para a Câmara de Deputados. 

A medida prolonga a discussão que já se arrasta por décadas e atrasa o devido reconhecimento merecido aos profissionais. 

O sindicato segue atento e atuante em defesa dos direitos e prerrogativas dos cirurgiões-dentistas de todo o estado do Ceará. 

Acompanhe nossas redes sociais e participe da nossa luta! 

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! 💪
  • 🚨 O piso salarial dos cirurgiões-dentistas voltou a enfrentar resistência no Senado.

Após a aprovação unânime do PL nº 1.365/2022 na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), um grupo de senadores apresentou recurso para que a matéria seja submetida ao Plenário, prolongando uma discussão que já se arrasta há anos.

Enquanto a categoria segue aguardando reconhecimento e remuneração compatível com a responsabilidade da profissão, mais uma etapa é imposta ao projeto.

📲Arraste para o lado e conheça quem são os parlamentares que assinaram o recurso.

❗️O Sindiodonto Ceará defende que a valorização dos cirurgiões-dentistas não pode continuar sendo adiada. A categoria merece respeito, remuneração digna e o reconhecimento efetivo da importância do seu trabalho para a saúde da população.

Seguiremos vigilantes, cobrando posicionamentos e acompanhando cada votação.

#PisoSalarialJá #SindiodontoCE #ValorizaOdonto #PL13652022
  • A diretora-geral do Sindiodonto Ceará, Dra. Raquel Praxedes, participou ao lado do delegado sindical Dr. Oldack Sucupira, também conselheiro do CESAU, do segundo dia da 527ª Reunião Ordinária Presencial do Pleno do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, realizada no Meridional Convenções Center.

Entre as pautas discutidas estiveram a apresentação do novo site do conselho e das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ceará (Cerest Ceará), além de outros temas de interesse do controle social e da saúde pública.

O Sindiodonto reforça o convite para que os entidades odontológicas  participem da Comissão de Saúde Bucal - CISB do Conselho, um importante instrumento de luta para garantir atendimento de qualidade e condições de trabalho adequadas! 

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
  • Na tarde de hoje, 16/06/26, ocorreu a reunião ordinária da mesa setorial da SESA. O Sindiodonto esteve presente através da representação das diretoras Dra. Raquel Praxedes e Dra. Heleite Lins. Seguem os encaminhamentos da reunião: 

✔️Os representantes sindicais reivindicaram que os profissionais da SESA não tenham prejuízo em relação ao pagamento da GDI quando ficarem doentes por mais de 3 dias. A gestão ficou de consultar à PGE sobre a possibilidade de mudança na lei da GDI. 

✔️ Outra pauta discutida foi em relação à instalação da mesa estadual do SUS. Dra. Carla Barroso , secretária executiva da SESA, informou que Dra. Tânia Mara reconheceu a importância do pedido dos representantes sindicais quanto à  necessidade de criação da mesa estadual do SUS. A gestão está estudando sobre a implantação dessa mesa e trará mais informes na próxima reunião.

✔️ A gestão informou que a comissão de assédio moral da SESA está funcionando de forma regular e que o manual sobre esta comissão está disponível na intranet. Os representantes sindicais ressaltam que é de extrema importância que todos os servidores devem se apropriar dessas informações. 

✔️ Os representantes sindicais também cobraram a publicação em diário oficial da última ascensão que foi implantada no mês de maio. Dra. Carla Barroso informou que a publicação será realizada até 30/06, para que seja dado seguimento à implantação da ascensão prevista para ser paga em setembro de 2026 (esta abrangerá 100% dos servidores).

✔️ Outra pauta da reunião foi em relação à publicação da nova portaria da mesa setorial. A gestão informou que será publicada em breve ainda esse nesse mes de junho. 

✔️ Ao final da reunião, os representantes sindicais ainda reivindicaram a incorporação da GDI à aposentadoria. A gestão alegou que juridicamente não é possível e que não há condições orçamentárias nesse ano para isso. 
Dessa forma, a direção do Sindiodonto vem alertar a necessidade urgente dos servidores SESA se organizarem e se unirem para reivindicar reajuste do vencimento base das categorias pois este conta com uma defasagem salarial histórica. 

Juntos somos mais fortes!
  • #Valorização #NaMídia A valorização da Odontologia passa, necessariamente, pelo reconhecimento da importância dos profissionais que cuidam diariamente da saúde da população.

Em matéria publicada pelo jornal O Estado, a diretora-geral do Sindiodonto Ceará, Raquel Praxedes, reforçou que a atualização do piso salarial representa uma reparação histórica para médicos e cirurgiões-dentistas.

“A luta pela atualização vem ocorrendo há muitos anos. As categorias contam com a Lei Federal 3.999 de 1961, bem desatualizada, pois não engloba os servidores públicos. Trata-se de uma reparação histórica”, destacou Raquel.

O Sindiodonto-CE segue acompanhando de perto a tramitação da proposta e reafirma seu compromisso com a valorização profissional, a defesa de condições dignas de trabalho e o fortalecimento da Odontologia no Ceará.

Acompanhe as redes sociais do sindicato e participe da nossa luta! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
  • O Sindiodonto participou, nessa quinta-feira (11/06), da reunião do Grupo de Trabalho (GT) do novo financiamento da Atenção Primária à Saúde – Brasil 360, que ocorreu na Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza.

Durante o encontro, foi apresentada aos sindicatos a proposta governamental para a divisão dos recursos do Componente Qualidade entre a gestão e os trabalhadores.

Infelizmente, a proposta prevê que apenas 20% do total dos recursos repassados pelo Governo Federal sejam destinados ao rateio entre os profissionais, mantendo a mesma lógica adotada no financiamento anterior, o Previne Brasil.

De forma unânime, os sindicatos presentes manifestaram discordância em relação à proposta apresentada. As entidades irão construir conjuntamente uma contraproposta, que será levada para discussão na próxima reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS.

❗️O SINDIODONTO segue firme na defesa da valorização dos trabalhadores e de uma distribuição justa dos recursos destinados à Atenção Primária.
  • A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10), em turno suplementar, o Projeto de Lei nº 1.365/2022, que atualiza o piso salarial nacional de dentistas e médicos para R$ 13.662, em jornada de 20 horas semanais. A proposta, que estabelece reajuste anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segue agora para análise da Câmara dos Deputados. Atualmente, o piso salarial se encontra congelado no valor de R$ 3.636.

A direção do Sindiodonto comemorou o avanço da proposta no Congresso Nacional e destacou que, após 65 anos de defasagem, o Senado reconheceu que dentistas e médicos brasileiros merecem um salário digno. Trata-se de uma medida de valorização profissional, reparação histórica e de justiça.

Venha você também fortalecer esse grande movimento de valorização da Odontologia! A união fará toda a diferença!
  • Hoje, o diretores do Sindiodonto Cleyton Magalhães e Delano Maia visitaram o Posto de Saúde Ocelo Pinheiro para conversar com os profissionais da antiga FAGIFOR. 

O Sindicato segue comprometido com as lutas em defesas dos direitos e prerrogativas dos cirurgiões-dentistas do estado do Ceará! 

Acompanhe nossos redes sociais e fique por dentro das nossas atividades. Só a luta muda a vida!
O Sindiodonto comunica que nesta segunda-feira, 22/06, oficiou os senadores cearenses Camilo Santana (PT) e Eduardo Girão (Partido Novo), que apresentaram recurso para que o PL 1365/2022, de atualização do piso salarial de cirurgiões-dentistas e médicos, seja votado no pleno do Senado antes de seguir para a Câmara de Deputados. A medida prolonga a discussão que já se arrasta por décadas e atrasa o devido reconhecimento merecido aos profissionais. O sindicato segue atento e atuante em defesa dos direitos e prerrogativas dos cirurgiões-dentistas de todo o estado do Ceará. Acompanhe nossas redes sociais e participe da nossa luta! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! 💪
21 horas ago
View on Instagram |
1/8
🚨 O piso salarial dos cirurgiões-dentistas voltou a enfrentar resistência no Senado.

Após a aprovação unânime do PL nº 1.365/2022 na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), um grupo de senadores apresentou recurso para que a matéria seja submetida ao Plenário, prolongando uma discussão que já se arrasta há anos.

Enquanto a categoria segue aguardando reconhecimento e remuneração compatível com a responsabilidade da profissão, mais uma etapa é imposta ao projeto.

📲Arraste para o lado e conheça quem são os parlamentares que assinaram o recurso.

❗️O Sindiodonto Ceará defende que a valorização dos cirurgiões-dentistas não pode continuar sendo adiada. A categoria merece respeito, remuneração digna e o reconhecimento efetivo da importância do seu trabalho para a saúde da população.

Seguiremos vigilantes, cobrando posicionamentos e acompanhando cada votação.

#PisoSalarialJá #SindiodontoCE #ValorizaOdonto #PL13652022
🚨 O piso salarial dos cirurgiões-dentistas voltou a enfrentar resistência no Senado.

Após a aprovação unânime do PL nº 1.365/2022 na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), um grupo de senadores apresentou recurso para que a matéria seja submetida ao Plenário, prolongando uma discussão que já se arrasta há anos.

Enquanto a categoria segue aguardando reconhecimento e remuneração compatível com a responsabilidade da profissão, mais uma etapa é imposta ao projeto.

📲Arraste para o lado e conheça quem são os parlamentares que assinaram o recurso.

❗️O Sindiodonto Ceará defende que a valorização dos cirurgiões-dentistas não pode continuar sendo adiada. A categoria merece respeito, remuneração digna e o reconhecimento efetivo da importância do seu trabalho para a saúde da população.

Seguiremos vigilantes, cobrando posicionamentos e acompanhando cada votação.

#PisoSalarialJá #SindiodontoCE #ValorizaOdonto #PL13652022
🚨 O piso salarial dos cirurgiões-dentistas voltou a enfrentar resistência no Senado. Após a aprovação unânime do PL nº 1.365/2022 na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), um grupo de senadores apresentou recurso para que a matéria seja submetida ao Plenário, prolongando uma discussão que já se arrasta há anos. Enquanto a categoria segue aguardando reconhecimento e remuneração compatível com a responsabilidade da profissão, mais uma etapa é imposta ao projeto. 📲Arraste para o lado e conheça quem são os parlamentares que assinaram o recurso. ❗️O Sindiodonto Ceará defende que a valorização dos cirurgiões-dentistas não pode continuar sendo adiada. A categoria merece respeito, remuneração digna e o reconhecimento efetivo da importância do seu trabalho para a saúde da população. Seguiremos vigilantes, cobrando posicionamentos e acompanhando cada votação. #PisoSalarialJá #SindiodontoCE #ValorizaOdonto #PL13652022
1 dia ago
View on Instagram |
2/8
A diretora-geral do Sindiodonto Ceará, Dra. Raquel Praxedes, participou ao lado do delegado sindical Dr. Oldack Sucupira, também conselheiro do CESAU, do segundo dia da 527ª Reunião Ordinária Presencial do Pleno do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, realizada no Meridional Convenções Center. Entre as pautas discutidas estiveram a apresentação do novo site do conselho e das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ceará (Cerest Ceará), além de outros temas de interesse do controle social e da saúde pública. O Sindiodonto reforça o convite para que os entidades odontológicas participem da Comissão de Saúde Bucal - CISB do Conselho, um importante instrumento de luta para garantir atendimento de qualidade e condições de trabalho adequadas! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
4 dias ago
View on Instagram |
3/8
Na tarde de hoje, 16/06/26, ocorreu a reunião ordinária da mesa setorial da SESA. O Sindiodonto esteve presente através da representação das diretoras Dra. Raquel Praxedes e Dra. Heleite Lins. Seguem os encaminhamentos da reunião: 

✔️Os representantes sindicais reivindicaram que os profissionais da SESA não tenham prejuízo em relação ao pagamento da GDI quando ficarem doentes por mais de 3 dias. A gestão ficou de consultar à PGE sobre a possibilidade de mudança na lei da GDI. 

✔️ Outra pauta discutida foi em relação à instalação da mesa estadual do SUS. Dra. Carla Barroso , secretária executiva da SESA, informou que Dra. Tânia Mara reconheceu a importância do pedido dos representantes sindicais quanto à  necessidade de criação da mesa estadual do SUS. A gestão está estudando sobre a implantação dessa mesa e trará mais informes na próxima reunião.

✔️ A gestão informou que a comissão de assédio moral da SESA está funcionando de forma regular e que o manual sobre esta comissão está disponível na intranet. Os representantes sindicais ressaltam que é de extrema importância que todos os servidores devem se apropriar dessas informações. 

✔️ Os representantes sindicais também cobraram a publicação em diário oficial da última ascensão que foi implantada no mês de maio. Dra. Carla Barroso informou que a publicação será realizada até 30/06, para que seja dado seguimento à implantação da ascensão prevista para ser paga em setembro de 2026 (esta abrangerá 100% dos servidores).

✔️ Outra pauta da reunião foi em relação à publicação da nova portaria da mesa setorial. A gestão informou que será publicada em breve ainda esse nesse mes de junho. 

✔️ Ao final da reunião, os representantes sindicais ainda reivindicaram a incorporação da GDI à aposentadoria. A gestão alegou que juridicamente não é possível e que não há condições orçamentárias nesse ano para isso. 
Dessa forma, a direção do Sindiodonto vem alertar a necessidade urgente dos servidores SESA se organizarem e se unirem para reivindicar reajuste do vencimento base das categorias pois este conta com uma defasagem salarial histórica. 

Juntos somos mais fortes!
Na tarde de hoje, 16/06/26, ocorreu a reunião ordinária da mesa setorial da SESA. O Sindiodonto esteve presente através da representação das diretoras Dra. Raquel Praxedes e Dra. Heleite Lins. Seguem os encaminhamentos da reunião: ✔️Os representantes sindicais reivindicaram que os profissionais da SESA não tenham prejuízo em relação ao pagamento da GDI quando ficarem doentes por mais de 3 dias. A gestão ficou de consultar à PGE sobre a possibilidade de mudança na lei da GDI. ✔️ Outra pauta discutida foi em relação à instalação da mesa estadual do SUS. Dra. Carla Barroso , secretária executiva da SESA, informou que Dra. Tânia Mara reconheceu a importância do pedido dos representantes sindicais quanto à necessidade de criação da mesa estadual do SUS. A gestão está estudando sobre a implantação dessa mesa e trará mais informes na próxima reunião. ✔️ A gestão informou que a comissão de assédio moral da SESA está funcionando de forma regular e que o manual sobre esta comissão está disponível na intranet. Os representantes sindicais ressaltam que é de extrema importância que todos os servidores devem se apropriar dessas informações. ✔️ Os representantes sindicais também cobraram a publicação em diário oficial da última ascensão que foi implantada no mês de maio. Dra. Carla Barroso informou que a publicação será realizada até 30/06, para que seja dado seguimento à implantação da ascensão prevista para ser paga em setembro de 2026 (esta abrangerá 100% dos servidores). ✔️ Outra pauta da reunião foi em relação à publicação da nova portaria da mesa setorial. A gestão informou que será publicada em breve ainda esse nesse mes de junho. ✔️ Ao final da reunião, os representantes sindicais ainda reivindicaram a incorporação da GDI à aposentadoria. A gestão alegou que juridicamente não é possível e que não há condições orçamentárias nesse ano para isso. Dessa forma, a direção do Sindiodonto vem alertar a necessidade urgente dos servidores SESA se organizarem e se unirem para reivindicar reajuste do vencimento base das categorias pois este conta com uma defasagem salarial histórica. Juntos somos mais fortes!
7 dias ago
View on Instagram |
4/8
#Valorização #NaMídia A valorização da Odontologia passa, necessariamente, pelo reconhecimento da importância dos profissionais que cuidam diariamente da saúde da população.

Em matéria publicada pelo jornal O Estado, a diretora-geral do Sindiodonto Ceará, Raquel Praxedes, reforçou que a atualização do piso salarial representa uma reparação histórica para médicos e cirurgiões-dentistas.

“A luta pela atualização vem ocorrendo há muitos anos. As categorias contam com a Lei Federal 3.999 de 1961, bem desatualizada, pois não engloba os servidores públicos. Trata-se de uma reparação histórica”, destacou Raquel.

O Sindiodonto-CE segue acompanhando de perto a tramitação da proposta e reafirma seu compromisso com a valorização profissional, a defesa de condições dignas de trabalho e o fortalecimento da Odontologia no Ceará.

Acompanhe as redes sociais do sindicato e participe da nossa luta! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
#Valorização #NaMídia A valorização da Odontologia passa, necessariamente, pelo reconhecimento da importância dos profissionais que cuidam diariamente da saúde da população.

Em matéria publicada pelo jornal O Estado, a diretora-geral do Sindiodonto Ceará, Raquel Praxedes, reforçou que a atualização do piso salarial representa uma reparação histórica para médicos e cirurgiões-dentistas.

“A luta pela atualização vem ocorrendo há muitos anos. As categorias contam com a Lei Federal 3.999 de 1961, bem desatualizada, pois não engloba os servidores públicos. Trata-se de uma reparação histórica”, destacou Raquel.

O Sindiodonto-CE segue acompanhando de perto a tramitação da proposta e reafirma seu compromisso com a valorização profissional, a defesa de condições dignas de trabalho e o fortalecimento da Odontologia no Ceará.

Acompanhe as redes sociais do sindicato e participe da nossa luta! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
#Valorização #NaMídia A valorização da Odontologia passa, necessariamente, pelo reconhecimento da importância dos profissionais que cuidam diariamente da saúde da população. Em matéria publicada pelo jornal O Estado, a diretora-geral do Sindiodonto Ceará, Raquel Praxedes, reforçou que a atualização do piso salarial representa uma reparação histórica para médicos e cirurgiões-dentistas. “A luta pela atualização vem ocorrendo há muitos anos. As categorias contam com a Lei Federal 3.999 de 1961, bem desatualizada, pois não engloba os servidores públicos. Trata-se de uma reparação histórica”, destacou Raquel. O Sindiodonto-CE segue acompanhando de perto a tramitação da proposta e reafirma seu compromisso com a valorização profissional, a defesa de condições dignas de trabalho e o fortalecimento da Odontologia no Ceará. Acompanhe as redes sociais do sindicato e participe da nossa luta! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
1 semana ago
View on Instagram |
5/8
O Sindiodonto participou, nessa quinta-feira (11/06), da reunião do Grupo de Trabalho (GT) do novo financiamento da Atenção Primária à Saúde – Brasil 360, que ocorreu na Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza.

Durante o encontro, foi apresentada aos sindicatos a proposta governamental para a divisão dos recursos do Componente Qualidade entre a gestão e os trabalhadores.

Infelizmente, a proposta prevê que apenas 20% do total dos recursos repassados pelo Governo Federal sejam destinados ao rateio entre os profissionais, mantendo a mesma lógica adotada no financiamento anterior, o Previne Brasil.

De forma unânime, os sindicatos presentes manifestaram discordância em relação à proposta apresentada. As entidades irão construir conjuntamente uma contraproposta, que será levada para discussão na próxima reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS.

❗️O SINDIODONTO segue firme na defesa da valorização dos trabalhadores e de uma distribuição justa dos recursos destinados à Atenção Primária.
O Sindiodonto participou, nessa quinta-feira (11/06), da reunião do Grupo de Trabalho (GT) do novo financiamento da Atenção Primária à Saúde – Brasil 360, que ocorreu na Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza. Durante o encontro, foi apresentada aos sindicatos a proposta governamental para a divisão dos recursos do Componente Qualidade entre a gestão e os trabalhadores. Infelizmente, a proposta prevê que apenas 20% do total dos recursos repassados pelo Governo Federal sejam destinados ao rateio entre os profissionais, mantendo a mesma lógica adotada no financiamento anterior, o Previne Brasil. De forma unânime, os sindicatos presentes manifestaram discordância em relação à proposta apresentada. As entidades irão construir conjuntamente uma contraproposta, que será levada para discussão na próxima reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS. ❗️O SINDIODONTO segue firme na defesa da valorização dos trabalhadores e de uma distribuição justa dos recursos destinados à Atenção Primária.
2 semanas ago
View on Instagram |
6/8
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10), em turno suplementar, o Projeto de Lei nº 1.365/2022, que atualiza o piso salarial nacional de dentistas e médicos para R$ 13.662, em jornada de 20 horas semanais. A proposta, que estabelece reajuste anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segue agora para análise da Câmara dos Deputados. Atualmente, o piso salarial se encontra congelado no valor de R$ 3.636.

A direção do Sindiodonto comemorou o avanço da proposta no Congresso Nacional e destacou que, após 65 anos de defasagem, o Senado reconheceu que dentistas e médicos brasileiros merecem um salário digno. Trata-se de uma medida de valorização profissional, reparação histórica e de justiça.

Venha você também fortalecer esse grande movimento de valorização da Odontologia! A união fará toda a diferença!
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10), em turno suplementar, o Projeto de Lei nº 1.365/2022, que atualiza o piso salarial nacional de dentistas e médicos para R$ 13.662, em jornada de 20 horas semanais. A proposta, que estabelece reajuste anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segue agora para análise da Câmara dos Deputados. Atualmente, o piso salarial se encontra congelado no valor de R$ 3.636. A direção do Sindiodonto comemorou o avanço da proposta no Congresso Nacional e destacou que, após 65 anos de defasagem, o Senado reconheceu que dentistas e médicos brasileiros merecem um salário digno. Trata-se de uma medida de valorização profissional, reparação histórica e de justiça. Venha você também fortalecer esse grande movimento de valorização da Odontologia! A união fará toda a diferença!
2 semanas ago
View on Instagram |
7/8
Hoje, o diretores do Sindiodonto Cleyton Magalhães e Delano Maia visitaram o Posto de Saúde Ocelo Pinheiro para conversar com os profissionais da antiga FAGIFOR. O Sindicato segue comprometido com as lutas em defesas dos direitos e prerrogativas dos cirurgiões-dentistas do estado do Ceará! Acompanhe nossos redes sociais e fique por dentro das nossas atividades. Só a luta muda a vida!
2 semanas ago
View on Instagram |
8/8
  • O Sindiodonto comunica que nesta segunda-feira, 22/06, oficiou os senadores cearenses Camilo Santana (PT) e Eduardo Girão (Partido Novo), que apresentaram recurso para que o PL 1365/2022, de atualização do piso salarial de cirurgiões-dentistas e médicos, seja votado no pleno do Senado antes de seguir para a Câmara de Deputados. 

A medida prolonga a discussão que já se arrasta por décadas e atrasa o devido reconhecimento merecido aos profissionais. 

O sindicato segue atento e atuante em defesa dos direitos e prerrogativas dos cirurgiões-dentistas de todo o estado do Ceará. 

Acompanhe nossas redes sociais e participe da nossa luta! 

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! 💪
  • 🚨 O piso salarial dos cirurgiões-dentistas voltou a enfrentar resistência no Senado.

Após a aprovação unânime do PL nº 1.365/2022 na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), um grupo de senadores apresentou recurso para que a matéria seja submetida ao Plenário, prolongando uma discussão que já se arrasta há anos.

Enquanto a categoria segue aguardando reconhecimento e remuneração compatível com a responsabilidade da profissão, mais uma etapa é imposta ao projeto.

📲Arraste para o lado e conheça quem são os parlamentares que assinaram o recurso.

❗️O Sindiodonto Ceará defende que a valorização dos cirurgiões-dentistas não pode continuar sendo adiada. A categoria merece respeito, remuneração digna e o reconhecimento efetivo da importância do seu trabalho para a saúde da população.

Seguiremos vigilantes, cobrando posicionamentos e acompanhando cada votação.

#PisoSalarialJá #SindiodontoCE #ValorizaOdonto #PL13652022
  • A diretora-geral do Sindiodonto Ceará, Dra. Raquel Praxedes, participou ao lado do delegado sindical Dr. Oldack Sucupira, também conselheiro do CESAU, do segundo dia da 527ª Reunião Ordinária Presencial do Pleno do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, realizada no Meridional Convenções Center.

Entre as pautas discutidas estiveram a apresentação do novo site do conselho e das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ceará (Cerest Ceará), além de outros temas de interesse do controle social e da saúde pública.

O Sindiodonto reforça o convite para que os entidades odontológicas  participem da Comissão de Saúde Bucal - CISB do Conselho, um importante instrumento de luta para garantir atendimento de qualidade e condições de trabalho adequadas! 

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
  • Na tarde de hoje, 16/06/26, ocorreu a reunião ordinária da mesa setorial da SESA. O Sindiodonto esteve presente através da representação das diretoras Dra. Raquel Praxedes e Dra. Heleite Lins. Seguem os encaminhamentos da reunião: 

✔️Os representantes sindicais reivindicaram que os profissionais da SESA não tenham prejuízo em relação ao pagamento da GDI quando ficarem doentes por mais de 3 dias. A gestão ficou de consultar à PGE sobre a possibilidade de mudança na lei da GDI. 

✔️ Outra pauta discutida foi em relação à instalação da mesa estadual do SUS. Dra. Carla Barroso , secretária executiva da SESA, informou que Dra. Tânia Mara reconheceu a importância do pedido dos representantes sindicais quanto à  necessidade de criação da mesa estadual do SUS. A gestão está estudando sobre a implantação dessa mesa e trará mais informes na próxima reunião.

✔️ A gestão informou que a comissão de assédio moral da SESA está funcionando de forma regular e que o manual sobre esta comissão está disponível na intranet. Os representantes sindicais ressaltam que é de extrema importância que todos os servidores devem se apropriar dessas informações. 

✔️ Os representantes sindicais também cobraram a publicação em diário oficial da última ascensão que foi implantada no mês de maio. Dra. Carla Barroso informou que a publicação será realizada até 30/06, para que seja dado seguimento à implantação da ascensão prevista para ser paga em setembro de 2026 (esta abrangerá 100% dos servidores).

✔️ Outra pauta da reunião foi em relação à publicação da nova portaria da mesa setorial. A gestão informou que será publicada em breve ainda esse nesse mes de junho. 

✔️ Ao final da reunião, os representantes sindicais ainda reivindicaram a incorporação da GDI à aposentadoria. A gestão alegou que juridicamente não é possível e que não há condições orçamentárias nesse ano para isso. 
Dessa forma, a direção do Sindiodonto vem alertar a necessidade urgente dos servidores SESA se organizarem e se unirem para reivindicar reajuste do vencimento base das categorias pois este conta com uma defasagem salarial histórica. 

Juntos somos mais fortes!
  • #Valorização #NaMídia A valorização da Odontologia passa, necessariamente, pelo reconhecimento da importância dos profissionais que cuidam diariamente da saúde da população.

Em matéria publicada pelo jornal O Estado, a diretora-geral do Sindiodonto Ceará, Raquel Praxedes, reforçou que a atualização do piso salarial representa uma reparação histórica para médicos e cirurgiões-dentistas.

“A luta pela atualização vem ocorrendo há muitos anos. As categorias contam com a Lei Federal 3.999 de 1961, bem desatualizada, pois não engloba os servidores públicos. Trata-se de uma reparação histórica”, destacou Raquel.

O Sindiodonto-CE segue acompanhando de perto a tramitação da proposta e reafirma seu compromisso com a valorização profissional, a defesa de condições dignas de trabalho e o fortalecimento da Odontologia no Ceará.

Acompanhe as redes sociais do sindicato e participe da nossa luta! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
  • O Sindiodonto participou, nessa quinta-feira (11/06), da reunião do Grupo de Trabalho (GT) do novo financiamento da Atenção Primária à Saúde – Brasil 360, que ocorreu na Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza.

Durante o encontro, foi apresentada aos sindicatos a proposta governamental para a divisão dos recursos do Componente Qualidade entre a gestão e os trabalhadores.

Infelizmente, a proposta prevê que apenas 20% do total dos recursos repassados pelo Governo Federal sejam destinados ao rateio entre os profissionais, mantendo a mesma lógica adotada no financiamento anterior, o Previne Brasil.

De forma unânime, os sindicatos presentes manifestaram discordância em relação à proposta apresentada. As entidades irão construir conjuntamente uma contraproposta, que será levada para discussão na próxima reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS.

❗️O SINDIODONTO segue firme na defesa da valorização dos trabalhadores e de uma distribuição justa dos recursos destinados à Atenção Primária.
O Sindiodonto comunica que nesta segunda-feira, 22/06, oficiou os senadores cearenses Camilo Santana (PT) e Eduardo Girão (Partido Novo), que apresentaram recurso para que o PL 1365/2022, de atualização do piso salarial de cirurgiões-dentistas e médicos, seja votado no pleno do Senado antes de seguir para a Câmara de Deputados. A medida prolonga a discussão que já se arrasta por décadas e atrasa o devido reconhecimento merecido aos profissionais. O sindicato segue atento e atuante em defesa dos direitos e prerrogativas dos cirurgiões-dentistas de todo o estado do Ceará. Acompanhe nossas redes sociais e participe da nossa luta! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! 💪
21 horas ago
View on Instagram |
1/6
🚨 O piso salarial dos cirurgiões-dentistas voltou a enfrentar resistência no Senado.

Após a aprovação unânime do PL nº 1.365/2022 na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), um grupo de senadores apresentou recurso para que a matéria seja submetida ao Plenário, prolongando uma discussão que já se arrasta há anos.

Enquanto a categoria segue aguardando reconhecimento e remuneração compatível com a responsabilidade da profissão, mais uma etapa é imposta ao projeto.

📲Arraste para o lado e conheça quem são os parlamentares que assinaram o recurso.

❗️O Sindiodonto Ceará defende que a valorização dos cirurgiões-dentistas não pode continuar sendo adiada. A categoria merece respeito, remuneração digna e o reconhecimento efetivo da importância do seu trabalho para a saúde da população.

Seguiremos vigilantes, cobrando posicionamentos e acompanhando cada votação.

#PisoSalarialJá #SindiodontoCE #ValorizaOdonto #PL13652022
🚨 O piso salarial dos cirurgiões-dentistas voltou a enfrentar resistência no Senado.

Após a aprovação unânime do PL nº 1.365/2022 na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), um grupo de senadores apresentou recurso para que a matéria seja submetida ao Plenário, prolongando uma discussão que já se arrasta há anos.

Enquanto a categoria segue aguardando reconhecimento e remuneração compatível com a responsabilidade da profissão, mais uma etapa é imposta ao projeto.

📲Arraste para o lado e conheça quem são os parlamentares que assinaram o recurso.

❗️O Sindiodonto Ceará defende que a valorização dos cirurgiões-dentistas não pode continuar sendo adiada. A categoria merece respeito, remuneração digna e o reconhecimento efetivo da importância do seu trabalho para a saúde da população.

Seguiremos vigilantes, cobrando posicionamentos e acompanhando cada votação.

#PisoSalarialJá #SindiodontoCE #ValorizaOdonto #PL13652022
🚨 O piso salarial dos cirurgiões-dentistas voltou a enfrentar resistência no Senado. Após a aprovação unânime do PL nº 1.365/2022 na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), um grupo de senadores apresentou recurso para que a matéria seja submetida ao Plenário, prolongando uma discussão que já se arrasta há anos. Enquanto a categoria segue aguardando reconhecimento e remuneração compatível com a responsabilidade da profissão, mais uma etapa é imposta ao projeto. 📲Arraste para o lado e conheça quem são os parlamentares que assinaram o recurso. ❗️O Sindiodonto Ceará defende que a valorização dos cirurgiões-dentistas não pode continuar sendo adiada. A categoria merece respeito, remuneração digna e o reconhecimento efetivo da importância do seu trabalho para a saúde da população. Seguiremos vigilantes, cobrando posicionamentos e acompanhando cada votação. #PisoSalarialJá #SindiodontoCE #ValorizaOdonto #PL13652022
1 dia ago
View on Instagram |
2/6
A diretora-geral do Sindiodonto Ceará, Dra. Raquel Praxedes, participou ao lado do delegado sindical Dr. Oldack Sucupira, também conselheiro do CESAU, do segundo dia da 527ª Reunião Ordinária Presencial do Pleno do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, realizada no Meridional Convenções Center. Entre as pautas discutidas estiveram a apresentação do novo site do conselho e das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ceará (Cerest Ceará), além de outros temas de interesse do controle social e da saúde pública. O Sindiodonto reforça o convite para que os entidades odontológicas participem da Comissão de Saúde Bucal - CISB do Conselho, um importante instrumento de luta para garantir atendimento de qualidade e condições de trabalho adequadas! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
4 dias ago
View on Instagram |
3/6
Na tarde de hoje, 16/06/26, ocorreu a reunião ordinária da mesa setorial da SESA. O Sindiodonto esteve presente através da representação das diretoras Dra. Raquel Praxedes e Dra. Heleite Lins. Seguem os encaminhamentos da reunião: 

✔️Os representantes sindicais reivindicaram que os profissionais da SESA não tenham prejuízo em relação ao pagamento da GDI quando ficarem doentes por mais de 3 dias. A gestão ficou de consultar à PGE sobre a possibilidade de mudança na lei da GDI. 

✔️ Outra pauta discutida foi em relação à instalação da mesa estadual do SUS. Dra. Carla Barroso , secretária executiva da SESA, informou que Dra. Tânia Mara reconheceu a importância do pedido dos representantes sindicais quanto à  necessidade de criação da mesa estadual do SUS. A gestão está estudando sobre a implantação dessa mesa e trará mais informes na próxima reunião.

✔️ A gestão informou que a comissão de assédio moral da SESA está funcionando de forma regular e que o manual sobre esta comissão está disponível na intranet. Os representantes sindicais ressaltam que é de extrema importância que todos os servidores devem se apropriar dessas informações. 

✔️ Os representantes sindicais também cobraram a publicação em diário oficial da última ascensão que foi implantada no mês de maio. Dra. Carla Barroso informou que a publicação será realizada até 30/06, para que seja dado seguimento à implantação da ascensão prevista para ser paga em setembro de 2026 (esta abrangerá 100% dos servidores).

✔️ Outra pauta da reunião foi em relação à publicação da nova portaria da mesa setorial. A gestão informou que será publicada em breve ainda esse nesse mes de junho. 

✔️ Ao final da reunião, os representantes sindicais ainda reivindicaram a incorporação da GDI à aposentadoria. A gestão alegou que juridicamente não é possível e que não há condições orçamentárias nesse ano para isso. 
Dessa forma, a direção do Sindiodonto vem alertar a necessidade urgente dos servidores SESA se organizarem e se unirem para reivindicar reajuste do vencimento base das categorias pois este conta com uma defasagem salarial histórica. 

Juntos somos mais fortes!
Na tarde de hoje, 16/06/26, ocorreu a reunião ordinária da mesa setorial da SESA. O Sindiodonto esteve presente através da representação das diretoras Dra. Raquel Praxedes e Dra. Heleite Lins. Seguem os encaminhamentos da reunião: ✔️Os representantes sindicais reivindicaram que os profissionais da SESA não tenham prejuízo em relação ao pagamento da GDI quando ficarem doentes por mais de 3 dias. A gestão ficou de consultar à PGE sobre a possibilidade de mudança na lei da GDI. ✔️ Outra pauta discutida foi em relação à instalação da mesa estadual do SUS. Dra. Carla Barroso , secretária executiva da SESA, informou que Dra. Tânia Mara reconheceu a importância do pedido dos representantes sindicais quanto à necessidade de criação da mesa estadual do SUS. A gestão está estudando sobre a implantação dessa mesa e trará mais informes na próxima reunião. ✔️ A gestão informou que a comissão de assédio moral da SESA está funcionando de forma regular e que o manual sobre esta comissão está disponível na intranet. Os representantes sindicais ressaltam que é de extrema importância que todos os servidores devem se apropriar dessas informações. ✔️ Os representantes sindicais também cobraram a publicação em diário oficial da última ascensão que foi implantada no mês de maio. Dra. Carla Barroso informou que a publicação será realizada até 30/06, para que seja dado seguimento à implantação da ascensão prevista para ser paga em setembro de 2026 (esta abrangerá 100% dos servidores). ✔️ Outra pauta da reunião foi em relação à publicação da nova portaria da mesa setorial. A gestão informou que será publicada em breve ainda esse nesse mes de junho. ✔️ Ao final da reunião, os representantes sindicais ainda reivindicaram a incorporação da GDI à aposentadoria. A gestão alegou que juridicamente não é possível e que não há condições orçamentárias nesse ano para isso. Dessa forma, a direção do Sindiodonto vem alertar a necessidade urgente dos servidores SESA se organizarem e se unirem para reivindicar reajuste do vencimento base das categorias pois este conta com uma defasagem salarial histórica. Juntos somos mais fortes!
7 dias ago
View on Instagram |
4/6
#Valorização #NaMídia A valorização da Odontologia passa, necessariamente, pelo reconhecimento da importância dos profissionais que cuidam diariamente da saúde da população.

Em matéria publicada pelo jornal O Estado, a diretora-geral do Sindiodonto Ceará, Raquel Praxedes, reforçou que a atualização do piso salarial representa uma reparação histórica para médicos e cirurgiões-dentistas.

“A luta pela atualização vem ocorrendo há muitos anos. As categorias contam com a Lei Federal 3.999 de 1961, bem desatualizada, pois não engloba os servidores públicos. Trata-se de uma reparação histórica”, destacou Raquel.

O Sindiodonto-CE segue acompanhando de perto a tramitação da proposta e reafirma seu compromisso com a valorização profissional, a defesa de condições dignas de trabalho e o fortalecimento da Odontologia no Ceará.

Acompanhe as redes sociais do sindicato e participe da nossa luta! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
#Valorização #NaMídia A valorização da Odontologia passa, necessariamente, pelo reconhecimento da importância dos profissionais que cuidam diariamente da saúde da população.

Em matéria publicada pelo jornal O Estado, a diretora-geral do Sindiodonto Ceará, Raquel Praxedes, reforçou que a atualização do piso salarial representa uma reparação histórica para médicos e cirurgiões-dentistas.

“A luta pela atualização vem ocorrendo há muitos anos. As categorias contam com a Lei Federal 3.999 de 1961, bem desatualizada, pois não engloba os servidores públicos. Trata-se de uma reparação histórica”, destacou Raquel.

O Sindiodonto-CE segue acompanhando de perto a tramitação da proposta e reafirma seu compromisso com a valorização profissional, a defesa de condições dignas de trabalho e o fortalecimento da Odontologia no Ceará.

Acompanhe as redes sociais do sindicato e participe da nossa luta! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
#Valorização #NaMídia A valorização da Odontologia passa, necessariamente, pelo reconhecimento da importância dos profissionais que cuidam diariamente da saúde da população. Em matéria publicada pelo jornal O Estado, a diretora-geral do Sindiodonto Ceará, Raquel Praxedes, reforçou que a atualização do piso salarial representa uma reparação histórica para médicos e cirurgiões-dentistas. “A luta pela atualização vem ocorrendo há muitos anos. As categorias contam com a Lei Federal 3.999 de 1961, bem desatualizada, pois não engloba os servidores públicos. Trata-se de uma reparação histórica”, destacou Raquel. O Sindiodonto-CE segue acompanhando de perto a tramitação da proposta e reafirma seu compromisso com a valorização profissional, a defesa de condições dignas de trabalho e o fortalecimento da Odontologia no Ceará. Acompanhe as redes sociais do sindicato e participe da nossa luta! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
1 semana ago
View on Instagram |
5/6
O Sindiodonto participou, nessa quinta-feira (11/06), da reunião do Grupo de Trabalho (GT) do novo financiamento da Atenção Primária à Saúde – Brasil 360, que ocorreu na Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza.

Durante o encontro, foi apresentada aos sindicatos a proposta governamental para a divisão dos recursos do Componente Qualidade entre a gestão e os trabalhadores.

Infelizmente, a proposta prevê que apenas 20% do total dos recursos repassados pelo Governo Federal sejam destinados ao rateio entre os profissionais, mantendo a mesma lógica adotada no financiamento anterior, o Previne Brasil.

De forma unânime, os sindicatos presentes manifestaram discordância em relação à proposta apresentada. As entidades irão construir conjuntamente uma contraproposta, que será levada para discussão na próxima reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS.

❗️O SINDIODONTO segue firme na defesa da valorização dos trabalhadores e de uma distribuição justa dos recursos destinados à Atenção Primária.
O Sindiodonto participou, nessa quinta-feira (11/06), da reunião do Grupo de Trabalho (GT) do novo financiamento da Atenção Primária à Saúde – Brasil 360, que ocorreu na Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza. Durante o encontro, foi apresentada aos sindicatos a proposta governamental para a divisão dos recursos do Componente Qualidade entre a gestão e os trabalhadores. Infelizmente, a proposta prevê que apenas 20% do total dos recursos repassados pelo Governo Federal sejam destinados ao rateio entre os profissionais, mantendo a mesma lógica adotada no financiamento anterior, o Previne Brasil. De forma unânime, os sindicatos presentes manifestaram discordância em relação à proposta apresentada. As entidades irão construir conjuntamente uma contraproposta, que será levada para discussão na próxima reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS. ❗️O SINDIODONTO segue firme na defesa da valorização dos trabalhadores e de uma distribuição justa dos recursos destinados à Atenção Primária.
2 semanas ago
View on Instagram |
6/6