O Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto) participou da reunião virtual extraordinária da Mesa Municipal de Negociação do SUS (MMNSUS) no dia 27 de março do ano corrente, cuja pauta foi a publicação da portaria 139/2021, que prevê a convocação dos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) para o trabalho extraordinário na vacinação contra covid19.

A entidade se posicionou sobre a supremacia do interesse coletivo face aos interesses individuais, sobretudo, no momento epidemiológico da pandemia, no entanto defendeu a necessidade de normatização dessas e de todas as outras atividades extraordinárias que venham ocorrer.

A entidade também defendeu que os excessos por parte dos gestores sejam encaminhados ao Comitê Municipal de Combate ao Assédio Moral para devidas apurações e encaminhamentos. Dado a natureza do trabalho, colocou-se favorável ao pagamento da atividade extraordinária em valores idênticos aos outros trabalhadores da atenção secundária e terciária conforme a própria tabela da SMS.

Aventou-se ainda a possibilidade de definição clara da oportunidade do gozo das folgas para aqueles que optarem em detrimento ao pagamento do trabalho extraordinário. Por fim, a entidade solicitou, nos mesmos moldes da Sesa, a imediata implementação de gratificação para os trabalhadores de saúde que estão na linha de frente de combate a pandemia independente do vínculo funcional. Como servidores são pago pelo tesouro municipal, a SMS se mostrou favorável na defesa dos pleitos junto ao Cogerfor na próxima terça-feira (30). Ademais, ficou agendado próxima reunião da MMNSus na próxima quarta-feira, dia 31 de março.

Coordenação Sindiodonto