O Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto/CE) repudia a decisão de farmácias serem utilizados como pontos de vacinação contra COVID-19. A explicação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) não é válida, levando em consideração que existem unidades de saúde, prontamente equipadas, bem como outros equipamentos públicos que podem sem adaptados.

Vale destacar que já houve manifestação contrária ao projeto por parte do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), que foi subscrito por esta entidade representativa, todavia ignorada pelo Governo do Estado que, publicou chamamento público em Diário Oficial para farmácias interessadas.

É inadmissível compreender um projeto que prevê vacinação em local insalubre, onde muitas pessoas contaminadas pela COVID-19 podem infectar aqueles que estão saudáveis e aguardam pelo imunizante – simplesmente pelo ar circulante em ambiente fechado.

Que os órgãos fiscalizadores da Saúde, OAB e Ministério Público tomem as devidas providências, caso contrário, a sociedade estará ainda mais vulnerável ao processo de contaminação através de partículas, gotículas, secreção e resíduos deixados em locais inadequados para vacinação.

Que interesses o Governo do Estado teria nesse chamamento visto que existem tantos equipamentos públicos disponíveis para a vacinação segura?

Saúde pública não é mercadoria!