Coordenadores do Sindiodonto participam agora nesta manhã de mais uma reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CESAU).

Dr. Benício Paiva e Dra. Raquel Praxedes solicitaram ao conselho, no nome do seu presidente, Asevedo Quirino, que a Secretaria de Saúde do estado do Ceará (SESA) emita esclarecimento quanto ao ofício 108, do dia 15 de janeiro de 2021, enviado a municípios e unidades de saúde.

Tal ofício não cita as equipes de saúde bucal para a fase de planejamento da execução da primeira fase do processo de imunização em relação à COVID-19, o que gerou muitas dúvidas e questionamentos perante a categoria dos cirurgiões-dentistas e técnicos de saúde bucal.

É indiscutível que as equipes de saúde bucal devem participar da primeira fase de vacinação, assim como preconiza o plano nacional e estadual de imunização, já que os profissionais envolvidos nos atendimentos odontológicos atuam muito próximos à maior fonte de contaminação por sars cov 2: a boca