Coordenadores do Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto) marcaram presença na Assembleia Unificada da saúde realizada nesta quinta-feira (5), na Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), na Praia de Iracema. Já no início do protesto, uma comissão foi recebida pelos gestores da pasta. Cibele Gaspar, assessora executiva, e Cláudio Frota, secretário executivo, expuseram a ideia do titular da Sesa, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto e, na ocasião, justificaram que a minuta acerca das ascensões funcionais já estava tramitando na Assembleia Legislativa. Contudo, um assessor parlamentar revelou que o documento ainda não chegou à Casa Legislativa.

Os sindicalistas criticaram tal posicionamento, visto que o documento não foi analisado pelos representantes legais dos servidores. Cibele Gaspar explicou que haverá tempo para debater a pauta do executivo em audiência pública marcada para dia 10 de março. O coordenador do Sindiodonto, Clayton Magalhães reprovou a falta de diálogo com o governo Camilo Santana para resolver as perdas salariais que somam 26%. A implementação da GDI também foi apresentada como prioridade.

Por fim, após pressão dos sindicatos e servidores filiados, ficou agendado um encontro nesta sexta-feira (6), às 14h, quando será apresentada a minuta do projeto. Os sindicalistas reforçaram a conceito de mobilização nos locais de trabalho e a realização de atos pontuais.