Dentistas, auxiliares e técnicos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Centro de Fortaleza realizaram paralisação na manhã desta terça-feira, 3. No local os profissionais fizeram manifestação em defesa da reposição salarial da categoria. De acordo com o Sindicato dos Odontologistas do Estado do Ceará (Sindiodonto), o Governo do Ceará não tem sentado com os sindicatos da área de saúde para negociar o reajuste salarial.

Representantes do sindicato disseram, durante a manifestação, que há anos o governo não investe na saúde, gerando atraso nos procedimentos clínicos. Em uma das faixas exibidas na manifestação, a entidade afirma que as perdas pela falta do reajuste chegam a 26% dos salários.

Os profissionais reclamam, também, de problemas nas ascensões funcionais e da demora no processo de gratificações. O sindicato não descarta a possibilidade de greve para os próximos dias. Segundo eles, o governo “não cumpre a legislação” e causa “adoecimento” dos profissionais da saúde.

Outras categorias de trabalhadores da saúde do Ceará estão em estado de greve, período em que a paralisação pode ser iniciada a qualquer momento. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Ceará (Sindsaúde) realizará assembleia nesta quinta-feira, às 9 horas, para debater a greve geral de saúde do Estado.

O POVO entrou em contato com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) no início da tarde desta terça, mas até o momento não houve retorno da pasta.