O cenário atual da pandemia pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) COVID-19, no Brasil, com mais de 246 mil mortes e mais de 10 milhões de infectados, com aumento vertiginoso de casos, de internações e de mortes, que se reproduz no Estado do Ceará e no Município de Fortaleza, configurando uma segunda onda da Covid-19, associado a transmissão comunitária da variante brasileira P1, que teria maior capacidade de transmissibilidade e de causar reinfecções, impõem a intensificação de medidas sanitárias e de distanciamento social para controlar a incidência de casos e evitar o colapso do sistema de saúde, como as adotadas pelo governo do Estado com o Decreto nº 33.936de 17/02/2021.

Para o setor saúde, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), emitiu ofício circular nº 0472, de 15/02/2021, antes do decreto, recomendando a suspensão de cirurgias eletivas e serviços ambulatoriais no âmbito das unidades de saúde públicas e privadas no Estado do Ceará, incluindo a suspensão dos procedimentos odontológicos eletivos e aqueles em pacientes com sintomas respiratórios.

É sabido que o dentista e equipe auxiliar em virtude de seu campo de intervenção sobre o complexo orofacial e dos procedimentos clínico-cirúrgicos ambulatoriais realizados, produtores de aerossóis, que podem permanecer em suspensão no ambiente tem risco muito alto de exposição ao novo coronavírus, está entre as categorias profissionais responsável pela maior probabilidade de contágio e disseminação do COVID-19 entre estes trabalhadores e à população, em geral, pois o paciente OBRIGATORIAMENTE  tem que ficar sem máscara durante o atendimento.

Em virtude desse grau de exposição no contexto da pandemia Covid-19 é recomendado uma série de medidas adicionais individuais e coletivas para diminuir o risco de transmissão aérea para os procedimentos que podem gerar aerossóis, além das precauções de biossegurança padrão, tais como: usar dique de borracha; sugadores de alta potência; manter o ambiente ventilado; unidades de isolamento respiratório com pressão negativa e filtro HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance).

Algumas dessas medidas são inviáveis no curto prazo, tanto no serviço público como privado, pois carecem de adaptações estruturais e grandes investimentos nos consultórios. Entretanto, num cenário de aumento acelerado das transmissões a odontologia não pode seguir na contramão das evidências epidemiológicas e desconsiderar os casos assintomáticos e sintomáticos leves e potencial de contaminação cruzada.

Por todo o exposto, solicitamos às Secretarias Municipais e Estadual de Saúde, a imediata adequação dos documentos orientadores para as equipes de saúde bucal pela suspensão dos atendimentos eletivos e manutenção somente dos atendimentos de urgência e emergência odontológica particularmente nos municípios e regiões com Risco Altíssimo de incidência de casos de COVID-19 por dia/100 mil habitantes, com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores e da população quanto ao potencial de contaminação, transmissão e disseminação da COVID-19.

REFERÊNCIAS:

COVID-19: Painel Coronavírus. Coronavírus Brasil. https://covid.saude.gov.br/
Fortaleza. Prefeitura de. Informe semanal COVID-19: 7ª semana epidemiológica (Ano 2021). Secretaria Municipal de Saúde / Coordenadoria de Vigilância em Saúde / Célula de Vigilância Epidemiológica. Acesso em: 22/02/2021. Disponível em: https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/boletim-epidemiologico.html
Pueyo, T; Coronavirus: the hammer and the dance. Acesso em: 22/02/2021. Disponível em: https://tomaspueyo.medium.com/coronavirus-the-hammer-and-the-dance-be9337092b56
Peng, X., Xu, X., Li, Y. et al. Transmission routes of 2019-nCoV and controls in dental practice. Int J Oral Sci 12, 9 (2020). https://doi.org/10.1038/s41368-020-0075-9
Gamio, Lazaro. The Workers Who Face the Greatest Coronavirus Risk. The New York Times. 15march2020. In: www.nytimes.com/interactive/2020/03/15/business/economy/coronavirus-worker-risk.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *