Mesa de Negociação discute novos critérios e Gratificação de Incentivo de Áreas de Risco

Em reunião da Mesa de Negociação do SUS, na tarde dessa terça-feira (15), o Sindiodonto tratou sobre as Unidades de Saúde que farão jus a Gratificação de Incentivo de Áreas de Risco (GIAR).

O Dr. Rui Gouveia apresentou um esboço de um decreto que modificará os critérios e consequentemente as Unidades de Saúde que fazem jus a referida gratificação.

Anteriormente os critérios pilares para concessão da gratificação eram o IDH (Índice de desenvolvimento humano) e as áreas classificadas como de risco pela Defesa Civil de Fortaleza.

O novo decreto amplia os critérios e pode vir a incluir (a depender do desenrolar das negociações) até 3 critérios relacionados a segurança como, por exemplo, o Percentual de crimes violentos Intencionais.

Após essa revisão, as unidades de saúde serão avaliadas a cada 5 anos, quando será revisado se as unidades continuam fazendo jus a GIAR

Na segunda-feira, 21 de dezembro, o Sindiodonto e o Senece terão nova reunião na SESEC (Secretaria Municipal de Segurança Cidadã) com Dr. Rui para visualizar como o geoprocessamento dos critérios se dará na prática (quais unidades terão possibilidade para receber o decreto após a publicação).

About the Author:Jeferson

Leave a Comment

WhatsApp FALE CONOSCO!