Foto: SENECE.

Tendo em vista a efetivação das políticas prioritárias da SESA (Secretaria Estadual de Saúde do Ceará), dentre elas as voltadas para a gestão do trabalho no SUS definidas no Plano Plurianual 2016-2019 e Plano Estadual de Saúde, foram inseridas, no planejamento da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CGTES), ações estratégicas voltadas para o “Dimensionamento de Trabalhadores da Saúde”. A CGTES desenvolveu, então, o curso “Capacitação em Planejamento e Dimensionamento da força de trabalho em saúde” que tem como objetivo capacitar a equipe técnica das unidades assistenciais da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará em análise e planejamento para o dimensionamento da força de trabalho em saúde. A partir da reunião estratégica da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (MENP-SUS-CE), realizada nos dias 30 e 31 de março de 2017, foram disponibilizadas, para o curso citado, três vagas para representantes da MENP-SUS-CE que também fossem trabalhadores da rede SESA. Uma dessas vagas foi ocupada pela diretora Raquel Praxedes, que vem representando o SINDIODONTO-CE neste projeto desenvolvido em parceria com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A direção do SINDIODONTO-CE espera que, ao final desse processo, a SESA tenha subsídios para dimensionar sua força de trabalho e assim possa, de fato, tomar atitudes que visem resolver o grave déficit de servidores que as unidades de saúde vêm apresentando nos últimos anos.