Dentistas lotados na Secretaria de Saúde do Estado (SESA) decretaram estado de greve na noite dessa quarta-feira (12), durante assembleia geral da categoria. O encontro aconteceu na Associação Brasileira de Odontologia (ABO), onde os profissionais discutiram pontos acerca das ascensões funcionais, campanha salarial 2020 e gratificações. Os profissionais ainda destacaram as péssimas condições de trabalho em algumas unidades de saúde que envolvem infraestrutura, equipamentos e insumos odontológicos.

Os dentistas também relataram insatisfação quanto ao atraso de sete anos das ascensões funcionais, bem como a ausência de revisão geral que já resulta em 26% de perdas salariais, somente na atual gestão do governo Camilo Santana. Ao fim da assembleia, os coordenadores do Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sinodonto) e demais participantes aprovaram um calendário de atividades que contará com paralisações.

A greve geral da saúde será definida no dia 5 de março, quando diversas categorias, de nível médio, técnico e superior, estarão em assembleia unificada no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Ceará (Sindsaúde)