Coordenadores do Sindiodonto irão compor chapa na próxima eleição da FIO (Federação Interestadual dos Odontologistas) que acontecerá dia 1 de dezembro de 2020 com propósito de avançar nas lutas dos cirurgiões-dentistas e na unidade dos trabalhadores.
A Federação tem sua atuação centrada nas questões de interesse dos sindicatos filiados, unificando as demandas dos Estados, propondo e defendendo a categoria em questões de âmbito nacional, como formação profissional, mercado de trabalho, convênio e credenciamentos, projetos de lei no Congresso Nacional e outras que interessam diretamente aos cirurgiões-dentistas. Além disso, participa da luta, em conjunto com os demais trabalhadores brasileiros.
A nova gestão da FIO deverá ter como objetivo estratégico para o próximo período o fortalecimento das lutas.
PROPOSTAS DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O FORTALECIMENTO DA CATEGORIA:
-AMPLIAÇÃO DA DEFESA DE DIREITOS E INTERESSES COLETIVOS DA CATEGORIA: Promover a realização de campanhas pela aprovação da Carreira Única do Trabalhador do SUS, tendo por base, o estabelecimento de um PCCS unificado nacionalmente;
pela aprovação no Congresso Nacional do PL do Piso Salarial Nacional da categoria e da jornada semanal de trabalho de 20 horas;
Política Nacional de Saúde Bucal como política de Estado;
ampliação da cobertura nacional de saúde bucal, através de ações reivindicatórias
-ORGANIZAÇÃO SINDICAL:
Construir e encaminhar em conjunto com os sindicatos filiados;
Apoiar e subsidiar os sindicatos filiados nas negociações coletivas;
Defender a ampliação dos processos formativos de trabalhadores para o SUS ;
Construir, em conjunto com os sindicatos filiados, Plano de Trabalho anual e trienal da Federação.
Dentre muitas outras propostas visando cada vez mais fortalecer as lutas sindicais e estabelecer melhores condições de trabalho para os cirurgiões-dentistas.