Servidores da saúde do município de Tejuçuoca, que fica a 144 quilômetros da capital cearense, decretaram greve geral, em assembleia realizada nessa segunda-feira (26). A paralisação será iniciada dia 30 de julho, após comunicado oficial de 72h, conforme prevê a legislação. A decisão veio 21 dias após uma única reunião em que esteve presente o prefeito José Brito, o Procurador do Município e a Secretária de Saúde.

À época, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, assistentes sociais e educadores físicos expuseram as reivindicações, por meio dos respectivos sindicatos, sobre perdas salariais, aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), pagamento de insalubridade, gratificação de desempenho prevista no “Programa Previne Brasil”, estabelecimento de 8 horas semanais para educação permanente, dentre outras pautas.

Após esta reunião, os servidores ofereceram prazo de 10 dias para que o executivo municipal se manifestasse, no entanto, nenhuma resposta foi dada pelo governo até o momento, situação que coloca a greve como prioridade para os servidores. “É inaceitável o posicionamento de gestores que não cumprem deveres básicos como a recomposição do salário corroído pela inflação, além de gratificações estabelecidas no âmbito nacional”, declarou Cláudio Nascimento, coordenador do Sindicato dos Odontologistas do Ceará.