A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (26/07), Sessão Solene em comemoração ao Dia do Dentista, comemorado no dia 25 de outubro. A homenagem foi proposta pelo vereador Danilo Lopes (Podemos), através do requerimento 004/2022, aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi presidida pelo vereador Danilo Lopes, em nome do presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos presentes, o vereador Danilo Lopes disse que ao fazer a homenagem recordou do dia 15 de janeiro de 1985, quando recebeu a melhor noticia da sua vida, “que foi a aprovação no vestibular e a partir dali se descortinava o que seria minha existência, ser cirurgião-dentista. Como a gente se dedica de corpo e alma a nossa profissão. Através do curso de odontologia realizei muitos dos meus sonhos, me formei, sou professor, me relacionei com pessoas incríveis e pude fazer curso no exterior e representar a população de Fortaleza na Câmara de Fortaleza, mas não deixei um dia de exercer minha profissão”, frisou.

Ele saudou os presentes, representantes de instituições e de cursos de odontologia. “Quando pensei em fazer essa homenagem fiz o resgate da minha vida e decidi homenagear pessoas que tem grande importância na história da odontologia do Ceará. Encerro minhas palavras dizendo que representar minha categoria e estar na Câmara lutando por melhores dias para todos é uma missão que faço com alegria”, concluiu.

Homenagens

Em seguida foram feitas as homenagens da noite com a entrega de certificados aos seguintes profissionais da odontologia: Adriana de Moraes Correia, Ivany Soares de Sousa, Wail Al Houch, Selene Sales Nogueira Caracas de Souza, José Galba de Meneses Gomes, Juliano Sartori Mendonça, Antônia Laura Araújo Carvalho, Carlos Ulisses Mota da Costa, Francisco José de Aguiar Ferreira, Maria da Glória Almeida Martins, Elilton Cavalcante Pinheiro Júnior, Gladyo Gonçalves Vidal, Paulo Roberto Barroso Picanço, Eliane Ferreira Sampaio e Raimundo Leopoldo Vitorino de Menezes.

Em nome dos homenageados falou José Galba de Meneses Gomes. “O vereador Danilo Lopes cumpre seu mandato com muita honradez, coragem, voltada para as questões de Fortaleza, uma pessoa muito inquieta e preocupada com a saúde coletiva e mais especificamente pela saúde bucal. Como decano entre os homenageados fui solicitado a fazer esse pronunciamento. Precisamos contribuir e acompanhar a política, pois sem a política não podemos progredir. A Odontologia tem uma história muito importante que merece ser ressaltada e o cirurgião dentista diagnostica, trata, cura, reabilita e prescreve e tem o papel na perícia e na medicina legal.”

“Destaco vários momentos históricos como em 1965. Eu estava participando de um evento em comemoração ao quarto centenário do Rio de Janeiro, no Hotel Glória e fiquei entusiasmado com uma nova técnica que resgatava o sorriso dos artistas, feita a base de porcelana, depois tivemos os implantes metálicos e outras melhorias. Outro grande destaque o nosso Horácio Wells, descobridor da anestesia na odontologia, entre tantos outros baluartes. Sou de uma família de cirurgiões-dentistas, minha mulher também e meu filho. Dedicamos nossas vidas a essa causa, pois acreditamos e nos realizamos com ela”, concluiu.

A Mesa de Honra foi formada pelo representante do Sindiodonto, Delano Lima; presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Odontologia (CRO-CE), Adriana de Morais Correia; ex-presidente do CRO-CE e da Associação Brasileira de Odontologia – Secção Ceará, José Galba de Meneses Gomes; cirurgião-dentista Dr. Péricles Neto.

História

Para entender a busca pela saúde bucal temos que voltar aos primórdios da humanidade. O surgimento da Odontologia vem com a necessidade do homem em ter que lidar com a dor e com a perda de seus dentes, órgãos ligados à própria vida visto que a sua ausência impede o ato de alimentar-se.

A história demonstra diversas tentativas de tratamentos dentários e de reabilitação dos dentes perdidos. O primeiro curso de Odontologia do país surgiu por decreto do Imperador D. Pedro II, em 25 de outubro de 1884, e fazia parte da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. No Estado do Ceará, o primeiro curso de Odontologia surgiu em 1916, juntamente com o curso de Farmácia, sendo o segundo curso superior mais antigo do Estado. Hoje, a cidade de Fortaleza tem 8 cursos de Odontologia e muitos profissionais têm sido formados para cuidar da saúde bucal de nossa população.

A incontestável importância da Odontologia na manutenção da saúde bucal das pessoas faz com que a profissão seja reconhecida e requisitada tanto para tratamentos curativos e reabilitadores como preventivos. Pelo destaque no cenário nacional e pela função ocupada no cuidado de nossa população, a Odontologia deve ser festejada no dia destinado ao Dentista.

FONTE: https://www.cmfor.ce.gov.br/2022/10/26/camara-realiza-sessao-solene-em-homenagem-ao-dia-do-dentista-2/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *