A diretoria do Sindiodonto-CE esteve presente na Plenária do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF) que discutiu a situação da Saúde Bucal na Capital. O diretor Cleyton Magalhães comunicou aos presentes que o sindicato tem visitado as unidades de saúde onde tem se deparado com um quadro de vários problemas tanto na estrutura física, quanto no funcionamento dos equipamentos odontológicos, provimento de insumos e recursos humanos. Apesar de reconhecermos a importância da atuação do Cirurgião-Dentista em ações de promoção e prevenção em saúde, como destacado pela Coordenação Municipal de Saúde Bucal, não se pode deixar de denunciar a falta de assistência odontológica que deveria ser prestada através de atendimentos clínico-cirúrgicos: um grande centro urbano como Fortaleza, a 5ª cidade mais populosa do país e com comunidades com os menores Índice de Desenvolvimento Humano, não pode deixar de ofertar a população, pelo menos, a realização de procedimentos emergenciais ou de exodontias (extração de dentes). E, no entanto, as unidades de saúde não tem ofertado estes serviços como reiteradamente tem sido discutido e denunciado nas instâncias de controle social e na mídia, apesar de os repasses financeiros estarem sendo regularmente feitos à Organização Social Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), conforme contrato de gestão firmado e já aprovado pelo CMSF. Por fim, o diretor Cleyton conclama os conselheiros a se unirem ao Sindiodonto-CE nas visitas e se somarem na cobrança de medidas efetivas da gestão municipal na perspectiva da melhoria da Saúde Bucal de Fortaleza.

Acesse o vídeo: https://youtu.be/xEzJ2_BZ8bU