Camaradas, 2021 inicia-se como muitos desafios. Um deles, é a eleição de um dos maiores sindicatos de Fortaleza, o sindicato dos servidores de Fortaleza, o Sindifort. O Sindiodonto avaliou, debateu e negociou espaço deliberando pela participação na composicao na chapa 2, a de oposição, encabeçada pelo Eriston, agente da AMC e atual presidente do Conselho Fiscal do Previfor.

Reconhecendo a importância de oxigenar ou seja romper um ciclo de 25 anos de continuidade da atual gestão, apresentamos o conteúdo político programático de propostas pra campanha e para a gestão sindical.

Na verdade a ideia é construir e ampliar o sindicato ao conjunto da classe trabalhadora democratizando sua gestão horizontalizando sua direção para que possamos aproxima-lo das demais entidades sindicais para resisitir aos ataques eminentes que estão por vir: reforma do Previfor e a famigerada reforma administrativa.

Basicamente, as diretrizes programáticas giram em torno da democratização da direção sindical executiva, fomento a formação de novos sujeitos políticos através de investimento em formação política pra diretores e filiados interessados, unidade de ação com demais forças sindicais e movimentos sociais, implementação de um conselho consultivo permanente de base, crítica as mesas de negociação e fomento as mobilizações direta em torno de direitos e liberdades democráticas classista além da defesa da vida q significa colocar todo o aparato sindical respectivamente na luta contra o governo Bolsonaro, Mourão e Guedes, sua necropolitica macroeconomica e pela defesa intransigente a vacinacao universal contra covid-19.

Nesse sentido, solicito a base do Sindiodonto que problematizem junto aos trabalhadores de saúde filiados ao Sindifort nas diversas UAPS, tanto os de nível médio, TSB, ASB, técnicos e auxiliares de enfermagem; quanto os de nível superior, a importância desse processo eleitoral e caso compreendam a relevância da renovação, as propostas apresentadas e a urgente necessidade do fortalecimento das entidades sindicais estimulem os trabalhadores a votarem no próximo dia 25janeiro, das 8h às 20h nos locais de votação anexo.

Ademais, a chapa de situação conduz todo o processo de forma autoritária e antidemocrática indicando todos os membros da comissão eleitoral além de se comprometer previamente com a filiação do sindicato a CUT.

Certo de que é urgente a necessidade de organização para nos defender, agradeço antecipadamente ao tempo que convido em caso de sucesso todos aqueles que têm disposição para construir um sindicato combativo, clássico, independente e autônomo.

A responsabilidade na construção e coletiva.

Cleyton Magalhães
Membro Coord. Geral Sindiodonto e membro candidato a direção executiva do SINDIFORT pela chapa 2.