Quem Somos

Dra. Raquel Cristina Santana Praxedes

Diretora-Geral do Sindiodonto

Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará/RENASF, Especialista em Saúde Bucal Coletiva, Especialista em Ortodontia, Aperfeiçoamento em Saúde Pública, Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares, graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará.

Trabalhou na atenção básica nos municípios de Granja e São Gonçalo Amarante/CE.  Atualmente é servidora da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Secretaria do Estado do Ceará (SESA). É representante do segmento dos trabalhadores de saúde na mesa setorial da SESA.  Atua também em consultório particular, com foco na Ortopedia e Ortodontia.

Dr. Aldivan Dias de Oliveira Júnior

diretor de Assuntos da Sesa

Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Ceará (RENASF/UECE), Especialista em Gestão Primária à Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará, Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor, graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Trabalhou na atenção básica nos municípios de Iguatu, Quixelô, Acopiara. Atualmente é servidor da Prefeitura Municipal de Fortaleza e atua como cirurgião-dentista da Estratégia Saúde da Família. É representante do segmento dos trabalhadores no Conselho Estadual de Saúde (CESAU) e compõe a 3ª Suplência da Diretoria da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) do mandato 2025-2027.

Dr. Cleyton Magalhães

diretor de Formação Política e Sindical.

Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Endodontia e em Saúde da Família, Aperfeiçoamento em Saúde da Família e Endodontia, graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará.

Trabalhou na atenção básica nos municípios de Hidrolândia, Aquiraz e Fortaleza/CE. Tem experiência política como representante do segmento dos trabalhadores de saúde em âmbito municipal e estadual, nos Conselhos de Saúde e na Plenária Nacional dos Conselhos de Saúde em âmbito nacional.

É servidor da Prefeitura Municipal de Fortaleza e compõe a direção executiva da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), na Secretaria Geral, do mandato 2025-2027. Atua como membro da bancada dos trabalhadores de saúde na MNNPSUS/MS e na MMNPSUS/SMSFor, além de outras mesas específicas de negociação.

Dr. Dalmiro Oliveira Araújo de Castro

diretor de Contabilidade e Tesouraria

Especialista em Prótese Dentária pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Aperfeiçoamento em Endodontia, Ortodontia e Implantodontia, graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará.

Tem experiência na área de saúde pública como coordenador de saúde bucal nos municípios de Aratuba-CE e Acarape-CE. Atualmente é servidor da Prefeitura Municipal de Fortaleza, exercendo a função de cirurgião-dentista da Estratégia Saúde da Família, e atua também em consultório particular.

Dr. Delano Flávio Maia Lima

diretor Financeiro

Mestrando em Implantodontia, Especialista em Saúde da Família, Implantodontia e HOF, Aperfeiçoamento em Implantodontia e graduação em Odontologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Trabalhou na atenção básica no município de Caucaia/CE. Atualmente é servidor da Prefeitura Municipal de Fortaleza e atua em consultório particular.

Dra. Heliete Uchôa

diretora de Assuntos Jurídicos e Trabalhistas.

Mestre em Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Saúde Coletiva, Especialista em Dentística restauradora, Aperfeiçoamento em Saúde Pública e Dentística restauradora, graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará e graduação em andamento em Direito pela Uni7.

Trabalhou na atenção básica nos municípios de Cruz/CE, Redenção/CE, Salvador/BA.  Atualmente é servidora da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Secretaria do Estado do Ceará (SESA).

Dr. Frederico Nicholas

diretor do Setor Privado e Liberal.

Mestre em Saúde da Família (UECE/RENASF), Especialista em Endodontia, Ortodontia, Odontologia na Saúde da Família e Regulação em Saúde no SUS, graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará.

Trabalhou na atenção básica no município Maracanaú/CE. Tem experiência com preceptoria e supervisão técnica de estágios. Atualmente é servidor da Prefeitura Municipal de Fortaleza e atua como cirurgião-dentista da Estratégia Saúde da Família.

Dra. Emmanuela Parente Rebouças

diretora de Assessoria Jurídica, Sindical e Popular.

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Odontologia no Programa Saúde da Família, graduação em Odontologia e Direito, ambas pela Universidade Federal do Ceará.

Trabalhou na atenção básica no município de Maracanaú/CE. Atualmente é servidora da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Dr. Pedro Alves de Araújo Filho

diretor dos Colegiados do SUS

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Saúde da Família e Comunidade, Especialista em Prótese Dentária, graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí.

Trabalhou na atenção básica nos municípios de Ribeiro Gonçalves/PI, Trizidela do Vale/ MA e Parnaíba/PI. Já foi conselheiro do Conselho Estadual de Saúde (CESAU) e tutor do Curso Técnico do Programa Mais Saúde com Agente. 

É servidor da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Conselheiro e atual Presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Dra. Valquiria Vieira Camurça

diretora de Marketing, Assuntos Sociais e Saúde do Trabalhador.

Mestre em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Saúde Coletiva pela Academia Cearense de Odontologia , graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará.

Trabalhou na atenção básica no município de Baturité́ /CE. Atualmente é servidora da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Nosso estatuto

SINDIODONTO é entidade representativa da categoria profissional dos cirurgiões-dentistas, com base territorial no estado do Ceará, constituída para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria em colaboração com os Poderes Públicos e demais associações no sentido da solidariedade profissional.

Foi fundado em Assembleia Geral da categoria, realizada no dia 31 de outubro de 1942 e reconhecido pelo antigo Ministério do Trabalho Indústria e Comércio em 14 de julho de 1944, sob a Carta Sindical n° 45.

Constituem princípios fundamentais do SINDIODONTO:
I – a perspectiva de uma sociedade sem exploração, onde impere a democracia política social e econômica;
II – o pluralismo de ideias e a mais ampla participação democrática em todos os seus órgãos e instâncias;
III – garantia da mais ampla liberdade de expressão das diversas correntes internas de opiniões;
IV – garantia de independência da classe dos trabalhadores em relação aos empregadores, ao Estado e aos partidos políticos, nos aspectos econômicos, políticos e organizacionais;
V – união e solidariedade para com todos os movimentos sociais e de classe dos trabalhadores na cidade e no campo;
VI – garantia de independência da classe dos trabalhadores em relação aos empregadores, ao Estado e aos partidos políticos, nos aspectos econômicos, políticos e organizacionais;
VII – união e solidariedade para com todos os movimentos sociais e de classe dos trabalhadores na cidade e no campo;
VIII – integração e união às demais entidades da sociedade civil, visando à construção de uma sociedade democrática livre e igualitária;
IX – a transparência efetiva dos seus atos administrativos e dos seus poderes internos;
X – vedação a quaisquer formas de preconceito OU discriminação de origem, raça, cor, sexo, idade, crença;
XI – coesão e unidade de suas ações;

Constituem a estrutura administrativa do SINDIODONTO as seguintes instâncias:

I – Assembleia Geral: é a instância máxima de deliberação da categoria, composta pelos associados da categoria em pleno gozo dos direitos previstos no estatuto da entidade.
II – Diretoria Executiva: responsável pela gestão operacional das atividades da entidade e exercida pelos seguintes membros: PresidenteVice-PresidenteSecretario GeralSegundo SecretárioTesoureiro GeralSegundo Tesoureiro.
III – Conselho Fiscal: instância responsável pelo acompanhamento, fiscalização e controle interno da gestão orçamentária e financeira da entidade, será composto de 3 (três) membros efetivos e 3 (três) suplentes.
IV – Delegacia Sindical: instância responsável pela descentralização organizativa da categoria, execução das ações e manutenção da base territorial do sindicato, será composta de 4 (quatro) membros, 2 (dois) delegados efetivos e (2) dois suplentes, eleitos dentre os associados de região administrativa com um mínimo de 50 associados.
V – Diretorias Técnicas ou Adjuntas: responsáveis pela gestão técnico-científica da entidade. Compostas pelos seguintes membros:

– Diretor de Assuntos Jurídicos e Trabalhistas;
– Diretor de Formação Política e Sindical;
– Diretor de Assuntos Sociais e Saúde do Trabalhador;
– Diretor de Convênios e Credenciamentos;
– Diretor Científico;
– Diretor de Comunicação, Marketing e Divulgação;